Quem somos

A Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia, além de oferecer formação acadêmica em cursos superiores e de pós-graduação, tem compromisso com as atividades de extensão, buscando ampliar a relação dessa instituição de ensino com a sociedade em que está inserida. E a região do Araguaia é bastante rica em suas manifestações culturais, seja por meio de da produção de seus talentosos artistas, seja pelas manifestações de cultura popular, das festas religiosas, festas de comunidades tradicionais e também das representações culturais dos povos Xavante e Bororo.

A linguagem do audiovisual neste contexto é uma ferramenta vigorosa no sentido de promover a difusão dessa rica produção cultural, contribuído assim para maior diversidade na circulação de produtos culturais em nosso estado e nosso país. A implantação do Núcleo de Produção Digital – NPD, Formação Técnica e Difusão Audiovisual no Campus Araguaia, por meio de convênio com Ministério da Cultura, representará um grande aporte ferramental para essa instituição de ensino, envolvendo diretamente na execução do projeto professores, técnicos e discentes, além de profissionais da área e ativistas culturais.

A produção audiovisual independente no Brasil carece de mão de obra técnica especializada e de equipamentos (tecnologia) disponíveis e acessíveis aos produtores, especialmente em regiões com baixa produção audiovisual. Neste contexto, o “Projeto Núcleos de Produção Digital” busca instalar núcleos onde sejam formados técnicos e disponibilizados equipamentos de produção audiovisual em todas as Unidades da Federação, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal.

A saga dos irmãos Vilas-Boas na épica Expedição Roncador-Xingu, a Marcha para o Oeste, a implantação da Fundação Brasil Central, os mistérios sobre o desaparecimento do Coronel Fawcett, a construção das linhas telegráficas entre Cuiabá e a cidade de Goiás pelo lendário Marechal Rondon e a cruzada da Coluna Prestes pelo Araguaia são fatos que sobressaem na história da região e, ao lado das manifestações culturais populares, tecem a variedade de temáticas que podem e devem ser exploradas pelo Núcleo da Produção Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

A Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia, e o Núcleo de Produção Digital reconhecem, e trabalham, para que as muitas histórias da região do Araguaia tenham o alcance merecido. Das lendas e causos, à história da região, são os vários modos de ver o mundo que, desta vez, serão compartilhados em uma rede democrática e plural.